Desenhos animados estão cada vez mais ligados ao mundo musical e seus métodos de elaboração ainda despertam curiosidade
Etapas de desenvolvimento do curta-metragem "Autumn Friends". Imagem: Reprodução/Arquivo pessoal
Uma das bandas de rock mais interessantes do final dos anos 90, criada após o boom da Cultura Pop causado pelo surgimento do canal televisivo MTV — que por conta de sua grande popularidade transformou os videoclipes em algo indispensável no mundo da música — causa curiosidade por um fato no mínimo... diferente: todos os personagens são desenhos animados! Já sabe de quem estamos falando? É do quarteto musical Gorillaz.
Criada pelo vocalista Damon Albarn e pelo cartunista Jamie Hewlett quase em forma de piada, a banda conquistou fãs por todo o mundo, em especial os mais jovens, principalmente por conta de seus videoclipes de animação incrivelmente bem elaborados e cativantes. Confira alguns abaixo:
Diante disso conseguimos ter noção de quanto a área da animação tem relevância no mundo musical atual, e de que, dentro desse universo, há espaço para infinitas possibilidades. Mas como será o processo para transformar um desenho estático em algo cativante e cheio de vida? Conversei com o animador profissional Odemilson Sconieczni para descobrirmos um pouco mais sobre todo o processo que torna essa magia possível. E acreditem, não é um processo simples.
Animador profissional há seis anos, Odemilson utilizou uma sequência de imagens e cenas animadas de seu curta-metragem “Autumn Friends” (“Amigos de Outono”, em tradução livre) para nos explicar as etapas de maior relevância na composição de uma animação do tipo 2D (o mesmo tipo de animação do Gorillaz). Confira!
PRÉ-PRODUÇÃO
Como o nome sugere, nesta fase é dado o pontapé inicial para a produção da animação. São definidos uma história e um estilo para os personagens que serão animados, dando origem ao roteiro, onde as cenas do enredo serão descritas.
É elaborado o concept, ou seja, o conceito do desenho dos personagens, de todos os objetos que surgirão em cena e dos cenários onde a história ocorrerá. Nesta etapa também é produzido o storyboard, processo de desenhar cada cena presente na animação, dando uma indicação da posição dos personagens, das câmeras e o tempo de ação que eles terão em tais cenas, exibindo uma aparência semelhante à das histórias em quadrinhos. Além da parte visual, é na pré-produção que se elabora a parte sonora da animação, gravando as falas dos personagens e a trilha sonora.
Colocando a sequência das cenas do storyboard em um editor de vídeo, no tempo real em que ocorrerão e incluindo a parte sonora, é criado o animatic, etapa muito importante para a dar ao animador a noção de como se darão as cenas e o tempo de duração delas. É uma prévia simples do filme ou cena que está sendo produzido.
Etapas de desenvolvimento do segundo personagem do curta-metragem. Imagem: Reprodução/Arquivo Pessoal.
Processo de produção do cenário, um dos elementos mais cativantes em “Autumn Friends”.
Trecho do animatic, a prévia do curta-metragem.
PRODUÇÃO
E é aqui que a magia da animação é feita! Na etapa de produção existem três passos principais: rough animation, clean up e color. no rough animation (ou “animação bruta”, em tradução livre) o animador capta a ideia já elaborada no animatic e inicia a animação de forma simples, com desenhos pouco detalhados de traços irregulares ou “brutos”, como o nome já indica, pensando na animação final. Há uma maior preocupação com o movimento e silhueta dos personagens.
Feito isso, o animador inicia a etapa de clean up, onde refaz a animação “limpando” os desenhos, removendo toda aquela irregularidade dos traços e acrescentando detalhes. É nessa etapa que temos os desenhos finais, mas ainda sem cor. As cores definidas na pré-produção são acrescentadas na etapa color. Finalizada a animação, inicia-se o processo de pós-produção.
Trecho da etapa de rough animation.
Personagem após o clean up.
Personagem com animação e cores finais.
PÓS-PRODUÇÃO
O profissional responsável por essa etapa adiciona o áudio final à todas as cenas, faz correção de cores e aplicação de efeitos de sombra e iluminação, caso necessário. Com tudo pronto ele parte para a etapa de render, onde exporta a animação para um formato de vídeo.
Vídeo com animação final e cenário adicionado.
Depois de todas essas etapas, nossa animação está finalmente pronta!
Resultado final da animação. Com “Autumn Friends”, Odemilson quer passar a mensagem que sem a música presente em nossas vidas, tudo que nos envolve perde suas cores. “Uma boa música pode mudar nossa percepção sobre o cotidiano e trazer mais vida à qualquer situação!”, afirma o animador.
Comments